domingo, 27 de janeiro de 2008

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si


Como nessa vida tudo que queremos realmente não vem de graça e nem cai do céu o sacrifício faz parte. Como apaixonada pela música aprender a tocar violão inclui-se em um grande sonho e quem sabe algum dia a realizar-se.
Essa é a segunda vez que tento aprender a tocar violão.A primeira vez desisti porque não via resultados e achei q realmente nunca iria aprender(ainda não aprendi ).
O violão é um instrumento bastante complicado e desestimulante para quem está aprendendo a tocar, os dedos doem muito, as notas parecem horríveis, você não sabe o que fazer com a mão direita e nem tem coordenação para fazer alguma coisa com a esquerda!
Aprender a tocar violão demora no mínimo 7 meses e você só vai achar que sabe alguma coisa, mais ou menos 1 ano depois!
Como professor tenho um excelente baixista, o melhor que conheço, e sou meio suspeita pra falar isso mas ele é bom mesmo e domina também o violão como ninguém ,queria eu com toda minha humildade aprender um terço do q ele sabe,porém como professor ele deixa a desejar não tem muita paciência e junto comigo esforça-se .Ele construiu um livrinho com as notas e tudo mais para servir como espelho para mim.Treino todos dias pelo menos uma hora e já sei o maldito DÓ RE MI FÁ SOL LÁ SI junto com as menores .Isso seria fácil se não existisse os # , Bemóis e tudo mais ...

Nome do acorde
Notas Naturais Sustenidos Bemóis
Lá A A# Ab
Si B Bb
Dó C C#
Ré D D# Db
Mi E Eb
Fá F F#
Sol G G# Gb

Além do nome do acorde são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. Abaixo as estruturas de cifras mais usuais:

Tríades
Cifra Descrição
G - Tríade maior (Sol, Si, Ré)
Gm - Tríade menor (Sol, Sib, Ré)
G° ou Gdim -Tríade diminuta (Sol, Sib, Ré♭)
G+ ou Gaum -Tríade aumentada (Sol, Si, Ré#)
Tétrades
Cifra Descrição
G7 -acorde com sétima ou sétima dominante(Sol, Si, Ré, Fá)
G7M ou Gmaj7 -acorde com sétima maior (Sol, Si, Ré, Fá#)
Gm7 ou G-7 -acorde menor com sétima (Sol, Sib, Ré, Fá)
Gm7(b5) -acorde menor com sétima e quinta diminuta(Sol, Sib, Ré♭, Fá)
G7° ou G7dim -acorde com sétima diminuta (Sol, Sib, Réb, Fáb)
G7(b5) -acorde com sétima e quinta diminuta (Sol, Si, Ré♭, Fá)
G7(#5) -acorde com sétima e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá)
G7M(#5) -acorde com sétima maior e quinta aumentada (Sol, Si, Ré#, Fá#)
Gm(7M) -acorde menor com sétima maior (Sol, Sib, Ré, Fá#)
G6 -acorde de sexta (Sol, Si, Mi, Fá)
Gm6 -acorde menor com sexta(Sol, Sib, Mi, Fá)

Ter paciência é a palavra chave no começo, tudo parece complicado mesmo, reproduzir um som harmonioso no violão não é uma tarefa fácil para quem nunca tocou, mas com treino e vontade pode se tornar.
A realização de transpor um som ouvido para o vilão com certeza é uma coisa muito satisfatória e valerá a pena.

2 comentários:

Anônimo disse...

Le, na minha infancia eu tinha aulas de teclado com o mesmo professor que estás tendo aulas de violão, ele be batia quando eu errava, era uma batidinha de leve, ele que não tinha paciencia comigo.
heudheudhuedhued

Ainda bem que as coisas mudam ;)
Hoje ele é o melhor baixista que conheço e não me bate mais ;)

Espero que aprendas rápido ;)
Te amo!

Unknown disse...

ola, bom eu aprendi a tocar violão há uns 10 anos atrás,fique só 3 meses , depois de tirar notas ruins meu pai não deixou eu ir lá mais aprender, hoje , sou musico e ainda batalho muito pra aprender mais , abraços á todos, opala clube são josé dos pinhais..pr